Meu Vício em Curiosidades.

Como os astronautas cuidam da higiene pessoal?

Início » curiosidades » Como os astronautas cuidam da higiene pessoal?
Comentários:

Para a maioria das pessoas, cuidar da higiene pessoal é uma tarefa simples e comum, não é mesmo? Mas para os astronautas essa tarefa não é tão simples assim.

Por causa da falta de gravidade, várias tarefas que são simples para nós, se tornam extremamente difíceis para os astronautas. Por exemplo: na hora de ir no banheiro, qualquer descuido pode acabar deixando a Estação Espacial Internacional inundada de fezes flutuantes. E isso não seria legal, não concorda?

Para que isso e outras situações semelhantes não aconteçam, algumas tecnologias foram criadas pela NASA e as outras agências espaciais. E é claro, os astronautas também se adaptam da maneira que podem.

É justamente sobre essas tecnologias e adaptações que eu irei falar hoje. Em especial as que são voltadas para a higiene pessoal básica dos astronautas. Confira:

Como os astronautas usam o banheiro?

No exemplo dado, eu falei da bagunça que seria se o astronauta se descuidasse na hora de sentar no trono. Porém, somente tomar cuidado não seria suficiente. E como a NASA contornou essa situação?

Simples: banheiros especiais.

O banheiro espacial é totalmente diferente dos nossos. Eles possuem travas e cintos de segurança, e são esses acessórios que garantem que o astronauta vai permanecer em contato com o assento durante a utilização.

Além disso, o espaço do banheiro é bastante limitado, isso para que o peso da construção não atrapalhe no desempenho da estação. Sendo assim, existe somente um banheiro, que é utilizado tanto por homens quanto por mulheres.

Os banheiros espaciais também não possuem portas como os nossos, mas sim uma cortina que é utilizada para manter a privacidade do astronauta.

Na hora de fazer xixi, os astronautas utilizam uma mangueira com um funil (cada astronauta tem o seu). A mangueira suga toda a urina e a transporta para uma unidade de reciclagem, que a converte em água potável.

Já na hora de fazer o “número 2”, os astronautas sentam no vaso, colocam os cintos e realizam o chamado da natureza (imagina a dificuldade para prender o cinto se o cidadão tem uma diarreia). Como não é possível usar água para se livrar dos dejetos, o vaso é equipado com um sistema de sucção a vácuo que armazena as fezes em um tanque.

Quando a nave retorna à Terra, o tanque é esvaziado e os dejetos são devidamente descartados. Entretanto, em alguns casos, quando o compartimento está cheio demais, os dejetos são jogados no espaço. Mas pode ficar tranquilo(a), não existe risco de cair “caca” de astronauta na sua cabeça, isso porque as fezes se queimam ao entrarem na atmosfera.

Como os astronautas tomam banho?

Você aguenta ficar um dia sem tomar banho? Não? Então você não serve para ser astronauta, pois eles só tomam banho a cada 2 dias. Além disso, o banho se assemelha a um banho de gato.

Na hora de tomar banho, os astronautas utilizam toalhas umedecidas para molhar o corpo, isso porque, se utilizassem grandes quantidades de água, ela sairia flutuando pela estação. Outro fator importante é que a água não pode ser desperdiçada, pois é um recurso muito importante para eles.

A pouca quantidade de água deixada pelas toalhas permanece no corpo do astronauta, e, assim ele adiciona sabão líquido e realiza o tão sonhado banho, podendo desfrutar, finalmente, de uma sensação de limpeza.

Já para lavar o cabelo, eles aplicam algumas gotas de água e massageiam o cabelo normalmente. Feito isso, eles removem o excesso de água com uma toalha. Confira esse vídeo onde a astronauta Karen Nyberg nos dá uma demonstração:

Sem desperdícios: lembra que eu disse que a água é uma coisa muito preciosa na Estação Espacial? Então, após os banhos as toalhas são deixadas nas proximidades do sistema de ventilação. Sendo assim, a água evapora e um sistema de ar condicionado a condensa e a recupera, não deixando nenhuma gota de água ser desperdiçada.

Como os astronautas escovam os dentes?

Você costumava comer aquela pasta de dente sabor tutti frutti quando era criança? Se sim, saiba que você fazia (ou ainda faz rsrs) como os astronautas. Só que existem duas diferenças. A primeira é que a pasta de dente não é sabor tutti frutti, e a segunda é que eles não fazem isso porque querem.

Eles engolem a água misturada com pasta de dente, pois não existe uma pia onde cuspir a mistureba. Confira esse vídeo, onde o astronauta Chris Hadfield nos mostra como é esse procedimento:

Como os astronautas cortam a unha?

Até na hora de cortar as unhas cuidados são necessários. Afinal, ninguém quer pedaços de unha flutuando pela estação, não é?

Quando os astronautas estão cortando as unhas, eles ficam perto da saída de ar para que os pedaços sejam sugados e não se espalhem. Após concluírem os cortes, eles removem os pedaços de unha que ficaram presos na saída de ar utilizando um aspirador de pó.

Como as astronautas lidam com a menstruação?

Como é de se esperar, mesmo no espaço as mulheres não estão livres do ciclo menstrual. Mas como é que elas lidam com a menstruação?

No passado a menstruação era vista como um impedimento para que as mulheres se tornassem astronautas, já que acreditavam que a menstruação no espaço poderia subir pelas trompas e chegar ao abdômen, causando dor e vários outros problemas de saúde. Entretanto, nenhuma dessas teorias foram comprovadas.

Mas mesmo assim, para que uma mulher menstruasse no espaço, toda a estrutura da nave teria que ser revisada e reformulada. Desde o descarte de lixo, até os dispositivos que recolhem a urina dos astronautas (Lembra que a urina é reciclada e convertida em água potável? Então). Além disso, também devemos nos lembrar que existe uma quantidade muito limitada de água usada nos banhos, sendo assim, a higiene pessoal da astronauta seria praticamente impossível.

Então para contornar esse empecilho, as astronautas simplesmente tomam medicamentos que interrompem esse processo biológico.

Como os astronautas cortam o cabelo?

Achando que os astronautas gostam de fazer cosplay de Chewbacca? Ou que eles não têm vaidade e deixam o cabelo crescer sem nem se importar com o visual? Se sim, saiba que você está redondamente enganado(a), pois eles cortam sim o cabelo e a barba.

Para fazer isso, eles utilizam uma máquina de cortar cabelo especial, que suga todo o cabelo cortado. Já para raspar a barba, eles utilizam um aspirador de pó para que os fragmentos da barba não saiam flutuando.

Confira esse vídeo, onde o astronauta Chris Cassidy raspa a cabeça:

Como os astronautas lavam a roupa?

A essa altura do campeonato, você deve estar imaginando “como eles lavam a roupa se até para tomar banho eles economizam água?”. E a resposta para sua pergunta é: eles não lavam a roupa.

Acontece que, para que os astronautas pudessem lavar suas roupas regularmente, uma enorme quantidade de água iria se fazer necessária. Já que isso não é possível, eles simplesmente usam as roupas até elas ficarem muito sujas e depois trocam por outras.

***

Como você pôde notar, a vida dos astronautas não é nada glamorosa como costumamos imaginar. Ao contrário disso, até para manter a higiene pessoal eles enfrentam desafios.

Se você tivesse a oportunidade, mesmo com todos esses desafios, você se tornaria um(a) astronauta? Comente!

Compartilhe:

É só clicar, vamos lá! =D

Comentários: