Quem inventou o helicóptero?

Início » curiosidades » Quem inventou o helicóptero?

Publicado: 09/01/2018 às 22:01

Durante essa semana, em uma bela manhã, um helicóptero passou voando o céu da cidade onde moro. Imediatamente, com o grande barulho, acordei com uma vontade de tacar uma pedra no piloto. Após perder a “raiva”, me veio uma dúvida à cabeça: “Muito se fala de quem inventou o avião, mas quem foi que inventou o helicóptero?”.

Apesar de ser uma máquina bem barulhenta, temos que concordar que o helicóptero também é uma máquina muito interessante e extraordinária. Diferente dos aviões, que só decolam na horizontal e só podem voar para frente, o helicóptero é muito versátil, ele pode decolar na vertical, pode voar para frente, para trás, para os lados e ainda pairar no ar.

Por mais extraordinário que o helicóptero seja hoje em dia, antigamente a coisa era bem diferente. Para se tornar o que é, vários séculos se passaram, vários estudos foram feitos e vários protótipos foram descartados. Confira:

1490 – O primeiro protótipo

Leonardo da Vinci, Helicóptero

No século XV, o genial artista e inventor Leonardo da Vinci desenhou um protótipo do que seria um helicóptero. O nomeado “Parafuso Aéreo Helicoidal”, é considerado a primeira tentativa de construir um helicóptero.

Leonardo imaginou uma máquina de madeira e linho engomado, entretanto, ele não tinha como fornecer energia para sua invenção e ela não tinha como realmente levantar voo. Sendo assim, o protótipo não saiu do papel.

1907 – Irmãos Bréguet e Paul Cornu

Louis Bréguet, Jacques Bréguet

Foi em 1907 que os poucos centímetros alcançados pelos irmãos franceses Louis e Jacques Bréguet entraram para a história. O giroplano apresentado à Academia de Ciências da França em 21 de setembro alcançou 50 centímetros e o voo (não tripulado) durou cerca de 20 segundos.

Apesar da façanha, a maioria dos especialistas acreditam que a resposta para quem inventou o helicóptero não está nos criadores do giroplano, pois o voo não foi tripulado.

O primeiro voo tripulado

Paul Cornu

Alguns meses mais tarde, Paul Cornu, outro francês, inventou o primeiro helicóptero que levantou seu criador no ar. A máquina ficou no ar durante 20 segundos e alcançou cerca de 30 centímetros a cima do solo. Entretanto, Paul não conseguiu controlar a aeronave.

1908 – A invenção que iria mudar tudo

Emil Berliner

Em 1908 Emil Berliner, um inventor alemão naturalizado americano, inventou algo que iria mudar tudo: desenvolveu um motor rotativo para aeronaves. Mais tarde esse motor passou a ser amplamente utilizado em helicópteros.

1918 – Aviãocóptero?

Juan de La Cierva

O espanhol Juan de La Cierva cria, em 1918, algo inusitado: um misto de helicóptero e avião. A criação de Juan era basicamente um avião comum, porém, com hélices sobre a cabine. A máquina chegou a ser usada pelos britânicos no final da Primeira Guerra.

Apesar de conseguir voar durante 4 quilômetros a uma altura de 24 metros em seu primeiro voo, infelizmente, o autogiro criado por Juan não decolava e nem pousava na vertical. Sendo assim a máquina não pode ser considerada realmente um helicóptero.

1938 – O primeiro helicóptero do mundo

FL 265, FL 282,FL 282 Kolibri

Finalmente, em 1938, após numerosas experiências, Anton Flettner, um alemão, desenvolve o primeiro helicóptero funcional e tripulado do mundo, o FL 265.

Já em 1940, veio o seu substituto, o FL 282 Kolibri, uma versão melhorada da anterior e que foi utilizada na Segunda Guerra Mundial para reconhecimento aéreo.

1940 – O helicóptero de Igor Sikorsky

Também em 1940, outro helicóptero funcional foi construído e voou com Igor Sikorsky, um russo pioneiro da aviação. O VS-300, de Igor, foi testado inicialmente em voos amarados no chão em 1939, porém, em 13 de maio do ano seguinte ele voou livremente pela primeira vez. Já no dia 6 de maio de 1941, Igor voou com seu VS-300 por cerca de uma hora e meia.

O sucesso do VS-300 levou aos modelos Sikorsky R-4 e R-5, cujas produções começaram em 1942 e foram usados pelas forças aliadas na Segunda Guerra Mundial como helicópteros de resgate.

Afinal, quem inventou o helicóptero?

Como você pôde ver, se passaram vários séculos e décadas após a ideia de Leonardo da Vinci ser desenhada. Desde então vários projetos foram feitos por inventores e projetistas, entretanto, os que tiveram sucesso em seus projetos foram Paul Cornu, Anton Fletther e Igor Sikorsky.

Paul desenvolveu o primeiro helicóptero tripulado, porém, como dito, não conseguiu controla-lo. Já Anton e Igor criaram o primeiro helicóptero funcional e tripulado. Sendo que Anton Fletther se destaca como o inventor do primeiro helicóptero funcional e tripulado do mundo, criado em 1938.

***

E aí, perdeu a dúvida? Comente!

Comentários:
Compartilhe: