Passagens aéreas grátis, outro golpe no WhatsApp

Início » notícias » Passagens aéreas grátis, outro golpe no WhatsApp

Publicado: 04/01/2018 às 18:06

E eis que o ano começa com vários golpes viralizando no famoso aplicativo de mensagens, o WhatsApp. Após o golpe do cupom de 50 reais no Burger King, a nova picaretagem é relacionada com a companhia de linhas áreas Azul.

A tática é: enviar o link para uma vítima, fazer ela responder as perguntas e pedir para que compartilhe com 30 contatos, fazendo assim mais vítimas cair no golpe. Após isso, o usuário deve informar o endereço de e-mail para receber a suposta passagem grátis.

Quais são os perigos?

O principal risco em cair em golpes desse tipo é acabar sendo induzido a baixar aplicativos maliciosos, os quais podem roubar seus dados. Os dados roubados podem variar de mensagens até senhas de contas bancárias ou cartões, algo que pode levar a um grande prejuízo financeiro.

Outro risco comum é ser induzido a informar o e-mail (como foi aplicado nesse golpe) ou o número do celular. Ao informar seu e-mail, você estará propenso a receber muitos spans com anúncios, alertas falsos, mais golpes oferecendo algo e links para baixar programas e aplicativos maliciosos. Já ao informar o número do celular, você pode acabar sendo cadastrado em serviços pagos.

O que os golpistas ganham fazendo isso?

Basicamente eles ganham com publicidade, já que o golpe viraliza rapidamente e a página recebe muitas visitas. Além disso, eles também ganham vendendo os dados informados pelo usuário que caiu no golpe.

***

Você caiu no golpe? Comente!

Veja também como evitar cair em golpes desse tipo: Golpes do WhatsApp, como evitá-los?

Fonte: TecMundo

Comentários:
Compartilhe: