Restaurador remove 200 anos de sujeira em pintura

Início » videos » Restaurador remove 200 anos de sujeira em pintura

Publicado: 10/11/2017 às 14:12

Em qualquer museu de arte clássica que você for, você irá encontrar várias telas amareladas. Enquanto alguns possam achar que este é um estilo adotado pelos pintores de antigamente, é preciso ressaltar que a tinta e o verniz sofrem com a ação do tempo e que a pintura vai ficando com uma cor diferente da original. Sendo assim, é necessário que as obras mais danificadas sejam restauradas por uma equipe qualificada.

No vídeo abaixo você pode conferir exatamente isso. O apresentador Philip Moud, que apresenta um programa sobre arte na rede inglesa BBC, compartilhou em seu Twitter o momento em que ele limpa uma pintura com mais de 200 anos.

Confira o vídeo

Formula secreta

Para não remover a tinta da pintura junto com o verniz velho e amarelado, o profissional precisa de muita técnica, talento e  usar um produto apropriado. Geralmente, para eliminar o verniz, se utiliza aguarrás, porém sua consistência é muito mais liquida do que o produto utilizado no vídeo acima. Sendo assim, ninguém sabe ao certo qual produto Philip utilizou para remover o verniz da pintura sem danifica-la.

Verniz nas pinturas? Por quê?

Caso você esteja se perguntando “por que colocam verniz nas pinturas?”, aqui vai uma breve explicação: as obras são cobertas com verniz pelo mesmo motivo que os móveis, ou seja, para que haja uma camada protetora que a isole da poeira, da luz, do sol, da umidade e do contato com as mãos humanas.

Quem é a mulher na pintura?

Philip disse que após remover o verniz da pintura foi possível observar maiores detalhes no vestido da mulher retratada e conseguir encontrar pequenas pistas de quem ela seria. “Ainda não sabemos sua identidade, mas certamente algumas pistas fundamentais estão começando a surgir. Ao que tudo indica, ela tinha 36 anos e a pintura foi feita por volta de 1617.”

***

O que achou do resultado? Comente!

Comentários:
Compartilhe: