O que aconteceu com a nota de 10 reais de plástico? Quanto ela vale atualmente?

Início » curiosidades » O que aconteceu com a nota de 10 reais de plástico? Quanto ela vale atualmente?

Publicado: 22/03/2017 às 23:25

Você certamente, se não for muito novo, se lembra das antigas notas plásticas de 10 reais, não é mesmo? Mas você sabe o que aconteceu com elas? Por qual motivo elas sumiram? E quanto valem atualmente? Confira:

Antes de ficarmos sabendo o motivo delas terem sumido e do valor atual, devemos saber primeiramente, o motivo delas terem sido colocadas em circulação, não é verdade? Elas foram postas em circulação no dia 22 de Abril de 2000, como uma forma de comemorar os 500 anos do descobrimento do Brasil. Além disso, essa nota prometia ter um aumento de até 4 vezes em sua vida útil, sendo também mais resistente à falsificação. Porém, por outro lado, a tecnologia usada em sua produção teve que ser comprada na Austrália, resultando em um custo de produção 59% mais caro do que as de papel.

Cédulas limitadas e rumo inesperado

Sendo assim, somente 125 milhões de cédulas foram disponibilizadas para compra pelo Banco Central. Ou seja, uma edição limitada. Além disso, pouco tempo depois que foram postas em circulação, as notas começaram a perder a tinta e apresentarem estar completamente gastas (até porque não houve qualquer reposição). Provavelmente, estes foram os motivos pelos quais as antigas notas de 10 reais entraram em extinção, já que eram limitadas e tomaram um rumo completamente inesperado.

Valem mais que 10 reais

Como você deve saber, normalmente coisas antigas e limitadas valem uma boa grana, e não é diferente com as notas plásticas de 10 reais. Existem várias pessoas que colecionam moedas e notas antigas. Os valores pagos por essas notas podem variar dependendo do estado em que elas se encontram e da numeração que apresentam. Caso a nota esteja em um ótimo estado e a sua numeração seja baixa, você poderá receber ofertas de até 200 reais ou mais. Porém, não estou dizendo que será fácil receber uma oferta dessa, já que, a maioria dos compradores querem compra-las para revende-las a um preço mais alto, e não coleciona-las. Você também deve observar que, quanto mais você guarda-la, mais valor ela terá no futuro.

Caso queira saber um pouco mais sobre o valor dessa nota, atualmente, confira o vídeo a seguir:

Comentários:
Compartilhe: