Quem inventou os fogos de artifício?

Início » curiosidades » Quem inventou os fogos de artifício?

Publicado: 02/01/2017 às 3:12

Os fogos de artifício são uma das maiores características de comemoração no ano novo, mas quem os inventou? Qual a origem deles? Confira:

Teorias

Acredita-se que os fogos de artifício foram inventados a mais de 2 mil anos atrás, na China, porém não existem registros que comprovem essa teoria.

A primeira teoria é de que um cozinheiro chinês deixou acidentalmente um pouco de salitre no fogo e acabou notando que o mesmo reproduzia uma chama diferente da normal. Mais tarde, a mistura de carvão vegetal, enxofre e pólvora foi usada na produção de fogos de artifício.

A segunda teoria é creditada a um monge chinês, da província de Hunan. Segundo alguns, ele produziu fogos de artifício enchendo tubos de bambu com pólvora, o que fez com que explodissem emitindo um alto som.

A história dos fogos de artifício

Os fogos de artifício eram usados em dias festivos, assim como atualmente, porém, a função dos fogos de artifício não era somente causar um grande show visual. O ritual de soltar fogos durante os dias festivos, principalmente no ano novo, era marcado como uma forma de assustar e manter longe os maus espíritos.

Os fogos de artifício chegaram na Europa através da China, só quando os exploradores e viajantes o meteram na bagagem. Os europeus estavam mais interessados em seu uso na ciência militar do que para festividades.

Já na Itália, os fogos de artifício foram modificados. Os italianos foram os primeiros a produzirem fogos de artifício de formas e cores diferentes, que brilhavam e iluminavam os céus ao subirem. As pessoas com treino para manusear os fogos de artifício eram chamadas de mestres de fogos de artifícios, mestres do fogo, homens selvagens ou homens verdes.

Os fogos de artifício acabaram se tornando, lentamente, uma parte essencial de todas as celebrações. Os fogos de artifício moderno é bastante similar ao que tivemos no passado, porém, os atuais são mais bonitos, coloridos e decorativos. Outro fato que mudou, é que agora eles produzem menos poluição ao ar, controlando a fumaça e o vapor.

Fonte: Inventos

Comentários:
Compartilhe: