Olhos: quais são as cores mais raras?

Início » curiosidades » Olhos: quais são as cores mais raras?

Publicado: 18/11/2016 às 4:36

Muitas pessoas querem ter olhos azuis, já outras acham os verdes mais bonitos, mas você sabe quais são as cores mais raras dos olhos?

Normalmente, a cor dos olhos é uma característica poligênica, e é determinada pelo tipo e pela quantidade de pigmentos presentes na íris do olho. Os humanos e os animais costumam ter muitas variações nas cores dos olhos, nos olhos humanos, essas variações de cores são atribuídas a diversos rácios de melanina, produzida por melanócitos na íris ou simplesmente por mutações genéticas. Os três elementos principais que contribuem para a sua cor são: a melanina do epitélio pigmentar da íris, a melanina dentro do estroma da íris e a densidade celular do estroma da íris.

A metade da população do mundo tem os olhos castanhos ou azuis, já a outra tem olhos pretos, verdes, cinzas, âmbar, violeta ou vermelhos. Confira agora, as cores mais raras do mundo:

1. Olhos verdes

olho-verde

Apenas 2% da população mundial contém os olhos verdes, devido a uma taxa menor de melanina. Pessoas com olhos verdes podem ser mais facilmente encontradas na Europa, em países como a Noruega, Finlândia, Islândia ou na Hungria. Também podem ser encontrados em alguns grupos étnicos do Iraque ou Afeganistão.

Um estudo realizado entre europeus adultos, observou que, os olhos verdes podem ser encontrados com mais facilidade em pessoas do sexo feminino do que no sexo masculino.

2. Olhos cinzas

olho-cinza-0

 

Os olhos cinzas são raros, pois são uma variação dos olhos azuis, sempre mais claros e possuindo menos melanina. Existe uma grande variedade de sombras cinzas, do quase branco ao escuro. Tendo em vista como característica a sua versatilidade, olhos cinzas parecem mudar de cor dependendo das cores que estiverem ao redor. Visualmente, eles aparentam variar das de cor entre os tons de azul, verde e cinza, dependendo da iluminação e das cores do local em que a pessoa estiver. Eles são mais comuns na Rússia Europeia, em países Bálticos e na Finlândia.

3. Olhos cor de âmbar

olho-cor-de-ambar

Olhos âmbar (ou mel) podem ou não apresentar uma cor sólida, ou seja, os olhos podem apresentar um único tom ou qualquer um dos tons de âmbar. Os tons de âmbar vão do vermelho-alaranjado até o amarelo-claro, passando pelo laranja-amarelado. Eles são muitas vezes confundidos com os olhos castanhos, e vice-versa, no entanto existe uma grande diferença entre os dois. Esses olhos de cores amareladas são resultados da predominância de lipocromo na íris, e podem ser encontrados no Brasil, principalmente no Ceará e na Paraíba. Também são encontrados em algumas partes da Europa e da Ásia.

4. Olhos violeta

elizabeth-taylor-olhos

Os olhos violeta são mais uma das variações dos olhos azuis. Crê-se que são causados por pouca pigmentação nos olhos, o que resulta nos vasos sanguíneos o permeando e causando uma coloração violeta na íris. Geralmente, essa cor de olhos é encontrada em albinos ou bebês recém-nascidos, que com o tempo, conforme vão crescendo podem escurecer. A atriz Elizabeth Taylor, a moça da foto a cima, era um bom exemplo de portadora desta característica. Apesar de possuírem menos melanina que o olho azul, eles contém mais melanina que o olho a seguir.

5. Olhos vermelhos

olhos-albino-vermelho

Os olhos vermelhos são encontrados em pessoas com graves formas de albinismo, e podem aparecer vermelhos sob certas condições de iluminação. Isso acontece pois as quantidades extremamente baixas de melanina permitem que os vasos sanguíneos penetrem completamente a íris. Nós também ficamos com os olhos vermelhos quando tiramos fotos, pois a forte luz do flash reflete a cor vermelha dos vasos sanguíneos que estão atrás da íris.

6. Olhos pretos

olhos_pretos

Uma das cores mais bonitas, na minha opinião, são os olhos pretos. Na verdade, eles são castanhos, mas contém uma grande quantidade de melanina localizada na íris, de modo que faz com que eles sejam extremamente escuros a ponto de se tornarem pretos. Apenas 1% da população mundial tem a sorte de conter essa coloração. Ela é mais facilmente encontrada em pessoas da África, Ásia ou descendentes de índios americanos.

7. Heterocromia

heterocromia

Ok, isso não é bem relacionado com as cores raras, mas tem um pouco haver. Você já viu uma pessoa ou um animal com os olhos de cores diferentes? Digo, um olho de cada cor. Provavelmente não, né? Mas acredite se quiser, isso não é tão raro assim. A heterocromia é uma anomalia genética na qual a pessoa ou animal possui um olho de cada cor. Isso se deve a uma alteração no gene EYCL3 no cromossomo 15, que é o responsável por indicar a quantidade de melanina que olho apresentará.

Essa anomalia não se resume somente em olhos de cores diferentes. Uma pessoa que tenha essa anomalia pode conter os olhos praticamente iguais, só que com algumas alterações de cores em um deles.

***

Gostou da postagem? Comente e nos conte qual a cor do seu olho e qual cor gostaria de ter! Não deixe de conferir também a postagem onde listamos alguns fatos e curiosidades interessantes sobre os olhos.

Fontes: Wikipédia e Rock’n Tech

Comentários:
Compartilhe: