5 curiosidades sobre os patos

Início » curiosidades » 5 curiosidades sobre os patos

Publicado: 05/12/2016 às 12:57

Quem é que não gosta de patos? São lindinhos, fofinhos e quando andam são super engraçados! Confira algumas curiosidades e fatos interessantes sobre essa linda ave.

1. Características

O nome “pato” é dado a algumas espécies de aves da família Anatidae, onde também estão os gansos e marrecos. Os patos são aves que habitam lugares como margens de rios, lagos, pantanais e áreas alagadas. São animais onívoros, mas preferem se alimentar com vegetais, grãos e sementes. Realizam grandes migrações em busca de maior disponibilidade de alimentos.

Uma pata (fêmea do pato) chega a por 100 ovos ao ano, e os ovos são maiores que os ovos de uma galinha.

2. Quack

Os famosos sons que os patos reproduzem chamam-se grasnar, e o mais curioso é que esse som não emite eco algum. Nenhum cientista ainda sabe a resposta.

3. Por que voam em formato de V?

A formação em “V” os ajuda a economizar energia. Aqueles que vão na frente reduzem a resistência do ar para os outros. Quando o líder se cansa, ele é substituído por outro pato.

4. Sociais, curiosos e inteligentes!

Os patos, assim como os outros animais de estimação, tem a capacidade de aprender e compreender comandos. Eles também podem brincar com seus donos, e como os outros animais, também respondem a afeição.

Se você for adotar um pato, é recomendável que adote dois, pois eles são muito sociais e preferem viver em grupos. No entanto, quando eles crescerem, vão precisar de espaço suficiente.

5. Habilidades únicas

O pato é a única ave que tem capacidade de exercer essas três habilidades: andar, nadar e voar. Além disso, o pato é o único animal que consegue dormir e “desligar” metade do cérebro e manter a outra em alerta.

Fonte: Infoescola

Comentários:
Compartilhe: