10 curiosidades sobre os Índios

Início » curiosidades » 10 curiosidades sobre os Índios

Publicado: 07/03/2015 às 17:41

Confira 10 curiosidades sobre os povos indígenas do Brasil.

  1. Atualmente existem 274 línguas indígenas no Brasil. Não foram contabilizadas as línguas faladas pelas tribos isoladas, pois não há contato entre elas e os homens brancos.
  2. Quando os portugueses chegaram ao Brasil em abril de 1500, existiam cerca de 1.300 línguas indígenas faladas por diversas nações e tribos.
  3. A atual população indígena brasileira é de 897 mil habitantes (dados do Censo de 2010 – IBGE), correspondendo a 0,47% da população brasileira. São aproximadamente 305 etnias indígenas.
  4. Existem várias palavras que foram incorporadas pela língua portuguesa que são de origem indígena. Exemplos: Açaí, caipira, canoa, mandioca, uirapuru, arapuca, caju, pipoca, tapioca e canga.
  5. Quando entraram em contato pela primeira vez com os portugueses, em abril de 1500, os indígenas brasileiros estranharam muito o cheiro, provavelmente ruim, dos visitantes. Enquanto os índios se banhavam até mais do que uma vez por dia, os portugueses estavam acostumados a ficar vários dias sem tomar banho.
  6. Existem vários nomes de bairros, cidades e rios que são de origem indígena. Exemplo: Jundiaí, Mooca, Anhangabaú, Ipanema, Uberaba, Mairiporã, Bangu, Grajaú, Guarujá e Paraná.
  7. No brasil, o órgão federal que cuida das políticas indigenistas é a Funai (Fundação Nacional do Índio). Fundada em 1967, ela é ligada ao Ministério da Justiça.
  8. Na atualidade, a etnia indígena com maior quantidade de Índios é a Ticuna, estimasse que seja 35 mil Índios.
  9. O primeiro deputado federal brasileiro de etnia indígena foi Mauro Juruna. Nascido em uma aldeia do estado do Mato Grosso. Juruna foi deputado entre os anos 1983 a 1987.
  10. Em muitas tribos indígenas, a passagem dos meninos da infância para a fase adulta é marcada por provas de coragem e resistência. Preparadas pelos adultos da tribo, os jovens índios devem passar por provas que consistem em ser picados por formigas, subir em grandes árvores, enfrentar animais selvagens, pegar colmeias ou casa de marimbondos, entre outras.

O vídeo abaixo mostra um dos rituais da passagem da infância para a fase adulta dos meninos indígenas.

Comentários:
Compartilhe: