Curiosidades sobre as tartarugas

Início » curiosidades » Curiosidades sobre as tartarugas

Publicado: 12/10/2014 às 6:51

As tartarugas são animais muito antigos, apareceram a milhões de anos antes dos primeiros seres humanos pisarem na Terra. Elas já existiam na época dos dinossauros, e se mantiveram inalteradas e protegidas dos inimigos pela sua armadura óssea (casco). Quando se sentem ameaçadas podem se enfiar para dentro quase que por completo (exceto as tartarugas marinhas).

Selecionamos algumas curiosidades e fatos interessantes que provavelmente você não sabia sobre as tartarugas. Confira:

1. Onde vivem?

tartaruga-marinha-mar

As espécies terrestres (que estão em maior quantidade) vivem em climas tropicais, e no inverno cavam buracos onde entram e adormecem.

Já as tartarugas marítimas estão distribuídas por todos os mares quentes. Elas passam quase toda sua vida no mar, exceto quando tem que vir à terra para desovar. Em terra são completamente lentas (bem mais que as terrestres) e desajeitadas, mas no mar usam as patas como nadadeiras, e facilmente ultrapassam os 20 KM/H.

2. Como se alimentam?

tartaruga-desertica

A maioria é herbívora, ou seja, comem plantas e frutas. Porém existem algumas espécies que comem pequenos animais, como rãs e peixes. Elas também não tem dentes, mas possuem um bico muito afiado, e é com ele que elas cortam seus alimentos.

3. Reprodução

filhote-tartaruga

Tartaruga marinha:

O acasalamento ocorre quando a fêmea escolhe o macho, sendo que ela pode acasalar com vários machos. A fêmea lembra-se exatamente onde nasceu, e volta ao local para botar seus ovos. Uma fêmea chega a botar ovos de 4 a 6 vezes por temporada, com 60 a 120 ovos por ninho. Os ovos demoram cerca de 50 dias para eclodirem, porém, mais da metade dos ninhos não tem condições para a incubação dos ovos. Outro fator que pode impedir o nascimento das pequenas tartarugas, é o fato de alguns caranguejos e aves comerem os ovos quando acham um dos ninhos.

Após o nascimento, os filhotes vão para o mar, porém muitos morrem no caminho já que existem aves, lagartos e outros animais à espera para devorá-los. Após estarem na água têm que passar por outros obstáculos, como peixes e lulas. Depois de adultos seus principais predadores são os tubarões e algumas espécies de baleias.

Tartaruga terrestre:

Tudo começa através de uma mistura de movimentos e sons que cada espécie tem preparada naturalmente para atrair as fêmeas. O macho então começa uma dança para cativar a fêmea o suficiente para copularem. Essa dança dura poucos minutos.

Caso a fêmea aceite, então o macho monta-se sobre ela e dobra sua cauda para colocar seu pênis na cloaca da fêmea. Alguns minutos depois ele coloca o esperma dentro da cloaca e continua montado por mais ou menos meia hora.

No mesmo lugar onde o macho colocou o esperma também irá sair os ovos. A fêmea irá preparar, com antecedência, um pequeno buraco ou preparar um pequeno ninho onde os colocará. O buraco será grande o suficiente para que seu corpo caiba, e dentro desse buraco, ela fará um outro um pouco menor, onde ela colocará sua cauda (localização da cloaca) para depositar os ovos. Uma tartaruga em cativeiro normalmente não coloca muitos ovos, mas uma selvagem chega a colocar até 100 ovos. Tudo depende também da espécie, tamanho e ambiente em que vive.

tartaruga-terrestre-colocando-ovo

Após o nascimento, as pequenas tartarugas ainda ficam por cerca de um mês dentro dos ovos. Elas se alimentam com a gema, e quando acaba, elas partem a casca do ovo com seu “dente de ovo”, uma espécie dente que serve exclusivamente para partir a casca do ovo (depois do seu uso o dente cai).

4. Outras curiosidades:

4.1 – O sangue das tartarugas age como anticongelante, permitindo que elas tolerem baixas temperaturas.

4.2 – Algumas tartarugas podem viver até um ano sem se alimentar (caso tenha uma, NÃO deixe ela sem comer pra testar, ok? Obrigado)

4.3 – Cada espécie de tartarugas e jabutis tem seu habitat e exigências nutricionais específicas, ou seja, é MUITO importante você pesquisar o tipo de animal que você tem ou pretende possuir.

4.4 – Tartarugas tem uma boa visão e um forte sentido de cheiro. Elas também tem uma excelente audição e tato.

4.5 – Os ouvidos das tartarugas terrestres são sensíveis à vibração do solo.

4.6 – Tartarugas de ambientes secos tem escamas grossas na pele para evitar a evaporação de líquidos. Tartarugas aquáticas e semi-aquáticas tem as peles mais finas.

4.7 – A tartaruga-de-couro é a maior de todas as tartarugas, com tamanho médio em torno de 2 metros de comprimento por 1,5 metro de largura e 700 kg de massa, embora já tenha sido encontrado um exemplar considerado o maior já registrado, com 900 kg e 3 metros de comprimento. O casco dessa tartaruga é negro, constituído por um tecido macio. Ela vive em alto-mar, e se aproxima do litoral somente para desova e se alimentar.

tartaruga-de-couro

Tem alguma curiosidade que você saiba e não está aqui? Comente, e nós iremos adicionar!

Fontes: Animais.info, Curiosidades Biológicas, InfoEscola, Jardiland, Mundo Animal e Wikipédia

Comentários:
Compartilhe: